sábado, 13 de setembro de 2014

Chef Pâtissier - História

Bom, quando inciei o blog falei sobre a Gastronomia em geral, mas hoje quero me aprofundar mais na especialização que desejo seguir, a de Chef Pâtissier. Como a história é um pouco grande, contarei ela em  partes, em diferentes dias e posts. Espero que gostem tanto como eu gostei. Confiram o trecho de hoje:

"O primeiro bolo de que se tem registro, era uma mistura rudimentar de azeite, farinha e mel chamada Obélias (oferenda) que data de cinco mil anos A.C., na Grécia. O bolo-oferenda representando animais era depositado no altar das divindades nas cerimônias rituais. Kribane, um bolo em forma de mama apelava pela fertilidade e abundância.
Logo os bolos rústicos passaram a marcar ritos de passagem das estações do ano e dos homens como aniversários, casamentos etc. cada vez mais enriquecidos com frutas como: figos, tâmaras, uvas passas; sementes tais como: semente de papoula e gergelim; e especiarias. Quatrocentos anos antes da Era Cristã já se degustava um bolo de queijo branco ou de mel de Ática, em Atenas.
O açúcar é originário da Índia e acreditava-se que teria sido criado por Vishwamitra para alimentar os deuses.
Os egípcios e os árabes foram os grandes responsáveis pelo refino e difusão do açúcar (sukkar em árabe) que chegou ao Ocidente com As Cruzadas no final do séc. X , quando então, era vendido em forma de cones compactos, chamados “pão de açúcar”, em Veneza. Trazido por épiciers, comercializados em boticários como medicamento para o tratamento de dor de cabeça, febre, epilepsia e melancolia, o açúcar era um produto muito raro e custava caro. A Sicília foi a primeira cidade do Ocidente a cultivar a cana-de-açúcar".

Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário